O Projeto Artiroots

EUA ideia do desenvolvimento de um European Heritage Vortal surgiu da análise dos desafios que a União Europeia a 28 países enfrenta. Dentro dos desafios identificados pela Comissão europeia, a questão da diversidade cultural é cada vez mais uma questão relevante para o relacionamento entre os países da união.
A liberalização da circulação de bens, serviços e pessoas no espaço europeu levou, pelo menos aparentemente, à vulgarização dos intercâmbios e à recetividade mútua entre as sociedades. Porém a variedade dos códigos sociais e perspetivas da realidade que estão enraizadas nas características culturais de cada país, nem sempre têm a mesma aceitação pelas diferentes sociedades, levando à criação de estereótipos culturais, à intolerância e, nos piores casos, aos choques culturais.
Sendo a intolerância, promovida pelo desconhecimento generalizado que existe entre as sociedades, um dos principais desafios que a Europa multicultural enfrenta, nós acreditamos que o nosso European Heritage Vortal vai poder ajudar à compreensão e intercâmbio cultural.

O nosso projeto assenta no desenvolvimento de um vortal multilingue (European Heritage Vortal) que conjugue um conjunto de valências e funcionalidades que permitam a partilha de conteúdos de diversas regiões da Europa relacionadas com o património cultural, os espaços culturais, o património natural, as tradições e a história. Desta forma, para além de promovermos o conhecimento cultural estamos a promover as regiões e os países a que pertencem a nível global através da internet.

Agregado ao portal de conteúdos existirá um marketplace para suportar os intercâmbios comerciais e promover as economias locais das regiões associadas ao projeto. Este módulo comercial terá todas as funcionalidades e serviços necessários ao comércio online e à promoção de produtos e serviços nas redes sociais e outras plataformas web.

A conjugação dos módulos de conteúdos e de comércio eletrónico vai permitir a interligação entre os conteúdos culturais e históricos, com a comercialização dos produtos populares (artesanato regional) e das experiências hoteleiras (Turismo comunitário, ambiental, cultural, gastronómico e de saúde e bem estar) produzidos e promovidos pelos agentes económicos das regiões.

Desenvolver o marketplace para suportar os intercâmbios comerciais dos produtos populares (artesanato regional) e promover as economias locais das regiões associadas ao projeto. Este módulo comercial com todas as funcionalidades e serviços necessários ao comércio online.

Fomentar a partilha de conteúdos de diversas regiões relacionadas com o património cultural, os espaços culturais, o património natural, as tradições e a história. Desta forma, para além de promovermos o conhecimento cultural estamos a promover as regiões a nível global através da internet.

Comercialização e das experiencias hoteleiras (Turismo comunitário, ambiental, cultural, gastronómico e de saúde e bem estar) produzidos e promovidos pelos agentes económicos das regiões.

Comercialização dos produtos populares (artesanato regional) e das experiencias hoteleiras (Turismo comunitário, ambiental, cultural, gastronómico e de saúde e bem estar) produzidos e promovidos pelos agentes económicos de outras regiões dentro da União Europeia.